domingo, 20 de fevereiro de 2011

PROJETO MEU NOBRE VELHINHO


Este projeto visa, melhoria de vida, saúde continuada e cidadania direcionada ao idoso.



Argumento
Todas as formas de proteção e tratamento que já funcionam em defesa do idoso, para mim não é suficiente, ainda há muito a fazer.
Nossos idosos já cansados por ter trabalhado durante anos a fio, hoje em sua real necessidade, conta apenas com uma aposentadoria que mal da para seu sustento, sua companhia é a paciência que o ajuda a suportar suas dores.
Apesar das leis de proteção ao idoso existirem, todos sabemos que na pratica muitas arbitrariedades acontecem à vista de muitos, o maior descaso e falta de respeito estão nos prontos-socorros.
Eles se misturam com outros pacientes em situações extremas e ficam nos corredores isolados, inquietos e com a demora do atendimento acabam indo pra casa sem ter um atendimento correto.
Com um atendimento exclusivo em um local que atenda somente idosos, com certeza haverá uma satisfação maior entre eles e seus familiares. Então, a tão sonhada cidadania estará sendo disponibilizada verdadeiramente a estas pessoas que tanto merecem.
Quero com esse projeto mostrar ao Ilmo Sr. Governador de nosso estado do Amazonas e ao Ilmo Sr. Prefeito de Manaus-Am,
A necessidade de criar para as pessoas idosas:

  • Pronto socorro exclusivo para os idosos
  • Plano de saúde exclusivo para os idosos
  • A ouvidoria do idoso

 

Planejamento parcial do projeto

Pronto socorro do Idoso
Está sendo sugerido a criação deste serviço de utilidade publica de caráter urgente, que funcione dentro dos centros de convivência do idoso, por ter bastante espaço e já concentra grandes serviços e eventos. Esta seria uma saída para se começar este serviço de grande importância para nossos idosos.
Acredito que a utilização do centro de convivência do idoso, como uma medida provisória, o serviço de pronto atendimento já poderia ser disponibilizado.
Plano de saúde para o idoso.
O idoso aposentado não pode pagar um plano de saúde, sua aposentadoria, mal dá para seu sustento, e muitos voltam a trabalhar para completar seu orçamento.
Com a criação deste serviço o idoso poderá ser atendido com exclusividade em clinicas particulares, através de convênios feito com o Estado e Município.
Entendo que a exemplo do prato cidadão e o prato fácil que existente em nossa cidade, o plano de saúde exclusivo para o idoso, deveria seguir a mesma linha.
Empresas e Governo, devem formalizar acordos para implementar parceria para a criação e funcionamento deste serviço.
Homens e mulheres, empregados hoje, geralmente tem um plano de saúde pago pela Empresa em que trabalham, e tem o beneficio estendido a seus dependentes, mas ao se verem fora do mercado, não há quem pague seus planos.
Enquanto aptos para o trabalho, ficar sem plano de saúde e difícil;! Imaginem. Para o idoso, é caótico!
Os planos de saúde para aposentado são caros, impossíveis de serem adquiridos por uma pessoa aposentada.


Ouvidoria do idoso.
Muitos idosos são constrangidos, maltratados, são desrespeitados, humilhados e não há quem lhe ajude de forma sucinta, os órgãos que existem não lhe amparam verdadeiramente.
Com um serviço de um 0800 gratuito, uma linha direta exclusiva para o idoso, com certeza as pessoas e o próprio idoso poderá informar o tipo de agressão que possa estar passando.
O atendente deste serviço, poderá contribuir orientando, enviando um socorro, encaminhando para algum serviço especifico.
Esse serviço trará ao idoso, mais segurança e credibilidade em seus governantes.
 
Considerações
Todo esse conjunto de medidas, que estou propondo aos senhores governantes e toda a sociedade, é uma forma de dar ao idoso o amparo que ele tanto espera e merece, espero que nosso governo possa enxergar esses serviços como necessidade, e providenciar de acordo com seus critérios de avaliação.

 

Meu Nobre Velhinho
 Cuidar de quem já cuidou , não é tarefa difícil.


Os Anciões são como livros, sem eles não há conhecimento, história e nem experiência !!!

Abaixo está o projeto



click na imagem para melhor visualização














Idealizado por Edvanor Alves da Silva
Email : edvanor.alves@yahoo.com.br

19 comentários:

  1. Este projeto é de suma importancia para ampliar de forma satisfatória o atendimento exclusivo ao idoso, se observarmos o que passa os idosos em prontos socorros, concluiremos que esse serviço é realmente uma necessidade.
    Edvanor Alves

    ResponderExcluir
  2. Gostei; Acredito que este serviço trará mais conforto aos idosos.


    Um pronto socorro e plano de saúde aos idodos, estes serviços estão faltando em manaus.
    Odete fidelis

    ResponderExcluir
  3. Muito bom;
    Este projeto, realmente falta aos idosos.
    Vejo tanta gente falar em proteção ao idoso, mas não mostra, nem age para criar um serviço que realmente atenda o idoso.

    ResponderExcluir
  4. Bem e acho q quando se hà a verdadeira vontade de ajudar com ela vem a atitude de criar projetos como esse.Manaus precisa muito de projetos que visam amor ao próximo esse é um deles voltados principalmente para nossos idosos que tanto são esquecidos...CUIDE DE QUEM JA CUIDOU DE VC UM DIA.
    EU APOIO E VC????
    Gabriela Silva

    ResponderExcluir
  5. Essa idéia está mostrando que é realmente uma necessidade.
    falta isso para os idosos.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom excelente idéia. os idosos merecem,
    só quem acompanha um idoso ao pronto socorro é que sabe o que enfrentamos.

    Vamos em frente.

    ResponderExcluir
  7. tenho certeza que esse projeto, e o que falta para Manaus, eu mesma ja tive a oportunidade de esta no atendimento em um pronto socorro, e ver inumeros idosos tendo que esperar pelo atendimento, acho que eles nao tem que esperar tanto pra ser atendido, POR ISSO NOSSO GOVERNADOR TEM QUE PENSAR NESSE MARAVILHOSO PROJETO.

    ResponderExcluir
  8. com + 20anos serei uma idosa e quero ser uma idosa +feliz pode contar com . tbem espero q o voto q eu apostei na DILMA FAÇA VALER.

    ResponderExcluir
  9. Os idosos precisam de um espaço só deles, nos prontos socorros estão as pessoas com necessidades extremas, é um caos, pessoas ensanguentadas, e urgencias de várias formas,
    os idosos não tem que passar por isso.
    espero que nosso governador e prefeito veja que é necessário. um prontoatendimento 24 hs somente para os idosos.

    ResponderExcluir
  10. isso é importante, um serviço dessa natureza vai trazer ao idoso, mais tranquilidade e a certeza que vai ser atendido com dignidade e não ser esquecido nos corredores e ter que assistir as pessoas em desespero.

    ResponderExcluir
  11. excelente proposta, deveria ser implantado estes serviços em todo o paiz.

    ResponderExcluir
  12. francisco araujo neto2 de abril de 2011 às 17:59

    um projeto dessa natureza, vem de encontro com as necessidades do idoso,que atualmente vive em estado lastimavel.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, devemos ter mais pessoas contribuindo com este projeto. Pois no mundo em que vivemos o idoso pode ser considerado um Herói da resistência.
    Pois não temos nenhuma Política concreta que ampare o idoso.
    E lembrem-se o País está envelhecendo.

    Kleber Santos

    ResponderExcluir
  14. esta é uma questão nacional, os governantes devem se articular para coibir e providenciar melhor condição de visa a essas pessoas que tanto fizeram por esse paíz.

    ResponderExcluir
  15. Chiste, diz

    A OAB, tem um setor para atendimento do idoso:

    Portal do Idoso-At.Maria Elisa
    direitosdoidoso@oabsp.org.br

    DIREITO DO IDOSO
    perola.braga@direitodoidoso.com.br

    ResponderExcluir
  16. quantos de nós já assistimos reportagem falando sobre maus tratos a idosos e sentimos a mesma reação de tristeza e indignação, pois então, muitas vezes ficamos somente nesta revolta e não fazemos nada! Não é mesmo?
    De Mayra suelen............

    Estou agradecendo a todos que estão sensibilizando-se a esta nobre causa que é uma necessidade urgente.
    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Excelente proposta,creio que este serviço trará mais conforto aos idosos.eu mesma ja tive a oportunidade de ver o atendimento em um pronto socorro, e ver inumeros idosos tendo que esperar pelo atendimento,e muitas vezes acabam nem resistindo.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom projeto Meu Nobre Velhinho! Parabéns pela iniciativa e obrigada por enviar o link no comentário do Blog Saúde da Vítima!

    Tendo em vista a triste realidade de descaso com a saúde do idoso hoje - ok, não só do idoso -, vale lembrar que a importancia desse projeto não é só atual, como também é preventivo para as próximas gerações de idosos.

    Eiii, a pirâmide etária da população brasileira já nos próximos 20-25 anos, vai inverter! Saca!?

    Os processos de transição demográfica da população Brasileira estão aí - é preciso investir em gestão de saúde!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Olá minha gente, estou retomando a campanha aproveitando os acontecimentos favoráveis , precisamos intensificar nossa reveindicação.
    agora com mais força . abraços edvanor alves

    ResponderExcluir